quarta-feira, 27 de junho de 2012

Cabeça de Mulher: Qual é o meu Cabelo?


Olá meninas!

Eu sinto pela ausência de quase 1 semana sem postar nada, mas hoje voltarei com um assunto que faz a cabeça de muita mulher - literalmente - o próprio CABELO!!!

Cabelo bom é cabelo bem cuidado. Não é mesmo Gisele?!

Todo mundo sabe que o cabelo às vezes depende de hidratação, progressiva, escova, creme, shampoo, condicionador, pra se manter "na linha" (quando digo na linha, eu digo que deve se manter com o volume controlado, sem pontas duplas ou esfareladas, etc.) . O problema é saber QUAL produto vai bem com o seu cabelo. Não, não é tudo a mesma coisa, como muita moça pensa. Há produtos específicos pra cabelo liso, normal, tingido, enrolados, quimicamente tratados, anti-queda, etc.

Já li artigos de blogs que tem jovens que confundem o tipo do cabelo, porque não conhece o próprio - a má relação cabelo/mulher existe desde 1900-e-guaraná-com-rolha A.C, e todas sabemos que nosso cabelo tem dias de fúria. Ou seja, usam produtos errados que, ao invés de melhorar, pioram o estado dele. Por que isso acontece? Duas razões: ou elas compram produtos de qualidade duvidosa... ou não sabem qual é o tipo certo de cabelo que tem.

Pelo contrário do que dizem, é bom você conhecer seu cabelo. Quanto mais você se conhece, mais você se cuida.

OK, então vamos lá. Primeiro os tipos de cabelo:

Cabelos Secos
Cabelos secos, normalmente, são ásperos e sem brilho. Além de frisados. Isso pode acontecer devido à genética ou por fatores externos (poluição, sol, cloro das piscinas, sal de água do mar, etc.). As escamas capilares abrem-se mais facilmente, por isso eles são mais fáceis de ressecar. Apesar de não ter tanta oleosidade, é o tipo de cabelo que menos cai, porque a irrigação na raiz é concentrada. Não estranhe se sua amiga, apesar de ter bastante cabelo, ou se tiver cabelo comprido, for ressecado e dificilmente cair.

Cabelos Cacheados

Ah, "debaixo dos caracóis, dos teus cabelos... ♪♫" Os cabelos cacheados são ressecados devido à forma espiralada deles. Ou seja, quebram fácil demais. Além disso, eles, como muita gente pouco acredita, são DELICADOS, isto é, necessitam de atenção. A diferença é que cabelos cacheados são mais frágeis e finos, consequentemente sendo impossível penteá-los enquanto SECOS - deve manter a estrutura intacta, desembaraçando aos poucos e ainda úmidos. Entende agora porque as meninas-caracóis deixam seus cabelos "molhados" durante o dia? Não é descuido, pelo contrário!

Cabelos Mistos

O que provavelmente a maioria das mulheres brasileiras tem: raiz oleosa... pontas secas. Mas por quê? Além de ser difícil de tratar - porque com a raiz oleosa, deve-se usar produtos "oil free" mas que ao mesmo tempo distribua a oleosidade natural do cabelo por igual, até as pontas, ou até mesmo usar produtos não muito próximos da raiz. - os cabelos mistos são o tipo mais comum. Usam-se dois tratamentos diferentes: shampoos de limpeza profunda, para combater a oleosidade, e para as pontas, ampolas. E condicionadores SÓ do comprimento às pontas. Agora você entende porque sua prima tem uma caixinha de ampolas só para isto...

Cabelos Normais

Acredite, ele existe. Classificado como Lenda Urbana, os cabelos normais são equilibrados, brilhosos sem exceder (e expressar) oleosidade, leves, com volume natural e controlado... Cabelo dos sonhos de muitas moças por aí! Não precisa ser lavado todo dia, e com os níveis de óleos regulares, só uma hidrataçãozinha leve pra manter o aspecto de saúde. Parece cabelo de Photoshop, não é? Quem olha, não acredita!

Cabelos Oleosos

Cabelo oleoso. Você sabe que a mulher que está passeando na rua tem o cabelo oleoso porque o aspecto dele, visivelmente, dá a entender isso: aspecto de "cabelo de creme", que os fios se aglomeram de forma que  fiquem "pegajosos" e pareçam que não terminaram alguma coisa. Eles sujam rápido demais, e ao contrário do que muita gente pensa, devem ser lavados TODOS OS DIAS para tirar o excesso de oleosidade. Se lavado com água quente, passar a mão, penteá-los com força, tudo isso é estímulo pro couro cabeludo produzir mais óleo.

E Cabelos Quimicamente Tratados?

E por que falar deles? Isto é, por que NÃO falar?

Muitas controvérsias a respeito dele. Se formos pelo ponto de vista lógico, todos os cabelos que aplicam química - seja ela leve, pesada, ou até mesmo nada mais do que uma coloração - são quimicamente tratados. Seja para reduzir volume, alterar a coloração ou alisá-lo. Pelo ponto de vista estético, os cabelos quimicamente tratados são aqueles que: ou são alisados (tioglicolato, formaldeído) ou relaxados (guanidina, hidróxido de sódio). Mas porque separar dos outros tipos? Simples, eles são cabelos que são alterados quimicamente e biologicamente, mudando a característica do mesmo. Não para sempre, claro, só enquanto você aplicar nele a química usual. Depende de quanto tempo você está usando-a, mas isto é assunto para outro post.

Beijos e até lá!

Andrea 



Nenhum comentário:

Postar um comentário